quinta-feira, 28 de maio de 2009
Bônus Festa Boa
As gurias vão perder? Elas estão liberadas até a meia noite!!!
VAMOS LÁ GURIAAAAAAS!!!!
Nomes na lista: festaboa.festaboa@gmail.com
Local: Arco Baleno - Rua João alfredo, 557
Benja parte 2
Juro que não é jabá. Mas este post contém uma entrevista que fiz com Benja, músico argentino que apresentei no ZineRS há algum tempo.
Benja fala da música brasileira que gosta, do novo projeto que realiza neste ano, e das inpirações para compor (o que inclui gatas e sexo uhuuu!!).
A entrevista está traduzida para o português, mas há uma vesão na íntegra em espanol.
Como descreve o momento de sua carreira? Como está 2009 para sua música?
Creio que é um momento de mudança e busca, de fazer um som novo para o que acontece na Argentina, Buenos Aires e também para o R&B em espanhol. Estou tentando levar esta forma da melhor maneira possível.
Neste ano estou terminando a gravação e a produção do disco de um duo, Sutil & Benja ( S&B ), nessa dupla trabalho com Sutil, um dos mais conhecidos rappers, e também com o rapper e co-produtor desse projeto, My-t. Este trabalho é para o RAPTORES RECORDS, nosso selo independente. http://www.raptoresrecords.com
Como describe el momento de su carrera? Como esta el 2009 para su música?
Creo q es un momento de cambio y búsqueda, de generar, otra vez, un sonido nuevo para lo q es Argentina, Buenos Aires y el R&B en español, estoy intentando llevar a cabo eso de la mejor manera posible.
Por lo pronto en este año’09 me encuentro terminando la grabación y producción del disco del dúo Sutil & Benja ( S&B ) del cual formo parte junto a uno de los Rapper mas conocidos llamado Sutil, junto al Rapper y Co-productor de este proyecto My-t para RAPTORES RECORDS, nuestro sello independiente. http://www.raptoresrecords.com
Quais são as inspirações para compor suas músicas?
A própria vida, a música que escuto, o sexo, a conquista, a sedução, as boas bebidas, as mulheres, a garota que eu gosto, as festas, as pessoas em si e as situações cotidianas.
*Que tienes de inspiración para componer sus musicas?
La vida misma, la música q escucho, el sexo, la conquista, la seducción, las buenas bebidas, las mujeres, la chica q me gusta, las fiestas, la gente en si y situaciones cotidianas.
O que você conhece de música brasileira? O que te agrada?
Conheço algumas coisas e gosto muito de samba e bossa nova, Joao Gilberto, Tom Jobim, Elis Regina, Caetano Veloso, Chico Buarque, Toqinho, Ed Motta, Sepultura entre outros.
*Que conoces de música brasileña? Que te gusta?
Conozco algunas cosas y me gusta mucho la Samba y la Bossa Nova, Joao Gilberto, Tom Jobim, Elis Regina, Caetano Veloso, Chico Buarque, Toqinho, Ed Motta, Sepultura entre otros.
Como você vê a cena de hip hip / R&B argentino?
Vejo como um pouco atrasada em relação à musicalidade, ma shá exceções (poucas), masacho que falta trabalhar muito mais neste aspecto, enriquecer um pouco a música não seria nada mal. Trabalhar por e para ele.
*Como ves la escena de hip hop / R&B argentino?
La veo un poco atrasada en cuanto a musicalidad, hay excepciones claro (pocas), pero creo q falta trabajar mucho mas en ese aspecto, enriquecer un poco la música no estaría nada mal, trabajare por y para ello!!!
Como vende seu trabalho? Internet, radio, TV, etc.
Não é o momento ainda de vender. O trabalho que estou apostando para este ano é o disco de Sutil & Benja ( S&B), mas por hora vendo minha música pela internet e também através das pessoas que escutam minha música e a recomendam a outras.
*Como "vende" su trabajo? Internet, radio, TV, etc.
No ha llegado aun el momento de vender….ya q el trabajo al cual estoy apostando este año es el disco Sutil & Benja ( S&B), pero por el momento promociono mi música mediante Internet y también a través de la gente q escucha mi música y se la recomiendan unos a otros.
Muitos brasileiros gostaram de Benja. Mande uma mensagem para eles e elas!
Espero que gostem da minha música, como eu gosto do seu charmoso país e da bela música que vocês fazem aí. Meus cumprimentos a todos, um bom ano e espero fazer algum show por aí.
*Muchos de Brazil gustaran de Benja! Un mensaje para los brasileños y brasileñas.
Espero q gusten de mi música…..como yo gusto de su hermoso país y de la bella música q hacen en él. Mis saludos a todos, buen año y espero poder ir a hacer algún show allá.
Besos, Abrazos y Cariños.
Benja.
http://www.myspace.com/benjalb
Twitter da Alvo - acompanhe diariamente a produção de um disco independente
A Alvo Associação Cultural está produzindo o disco "Hip Hop Porto Alegre" que conta com diversos grupos de hip hop da cena porto-alegrense como Nitro Di, Dependentes, W Negro, Seguidores e Sandrão.
E para divulgar o novo trabalho a equipe da Alvo criou um Twitter onde publicará diariamente cada passo de produção da coletânea até o lançamento que está previsto para julho.
Acompanhe e veja que não é nada fácil produzir um disco independente: www.twitter.com/alvocultural
Veja mais em www.alvovirtual.com
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Festa Boa - Sábado 23 de maio!
Retratação - Show Racionais Mc's no Pepsi on Stage
E todos sabemos que uma festa bem iniciada, é garantia de festa legal!
Então segue aqui um slide exclusivamente de Dj Only Jay que discotecou no início da noite abrindo os caminhos para os outros dj's que seguiram.
E mesmo sem poder ouvir aqui, quem conhece a discotecagem deste dj sabe o quanto ele põe todo mundo pra dançar quando precisa, e sabe agradar os "under ground" quando quer, afinal a raíz deste Dj vem do skate. Mas essa já é outra história...
Confiram que mesmo só com imagens, Only Jay (Sapo para os mais chegados da antiga) já garante bons momentos. E não podiam faltar é claro, imagens da sua case inconfundível com muitos adesivos, talvez mania dos tempos de shape adesivado...
quarta-feira, 20 de maio de 2009
terça-feira, 19 de maio de 2009
Baixa no rap americano
Por Patrícia Spier
Morreu ontem à tarde, em Los Angeles (EUA), o rapper Roderick Anthony Burton II, o Dolla (myspace.com/dolla). Ele foi baleado na cabeça, em uma área comercial próxima a Beverly Hills, e então levado ao centro médico Cedars-Sinai, onde sua morte foi constatada. O músico tinha 21 anos e preparava seu primeiro disco, com lançamento para o meio do ano. Dolla estava acompanhado de outro rapper, o DJ Shabbazz, que nada sofreu. Segundo a assessoria do cantor, ele havia discutido com algumas pessoas, antes de ir às compras. A polícia suspeita que tal fato possa ter ligação com o crime.
domingo, 17 de maio de 2009
Valores X Renovação
Depois de alguns anos Racionais Mc's retorna a Porto Alegre na noite de 15 de maio no Pepsi On Stage.
Na abertura o grupo Dementes, da Alvorada que faz o estilo mais "dyrth south", sul dos EUA, conseguiu mostrar uma boa levada, com presença de palco lembrava o grupo Atack Frontal de algunas anos atrás. Em seguida Proffeta foi aompanhado por muita gente como Guinomo do grupo (que faz muita falta) Odisséia e Spaw e Baby Boy do Dependentes. Além de Tigrão, companheiro dos tempos de Polêmica (faltando só o Celso Ladrão, pricipalmente por ser show do Racionais). Profetta também lembrou a falta do amigo Bijú, mas conseguiu deixar o palco cheio e lembrar sons que marcam a nossa cena. Até aí o público ainda estava se esquentando...
Em seguida BFN, grupo que nasceu na COHAB sobe ao palco com muita gente, exigindo muitos
microfones, mais aliás do que a casa tinha a oferecer naquela noite, obrigando-os a fazer uma espécie de revezamento, o que resultou numa apresentação intensa e com movimentos rápidos, mas bastante interessante, com direito a dois vocais além de alguns "elementos cênicos". BFN como sempre se mostrou bastante engajado naquilo que faz, basta lembrar das edições do COHAB É SÓ RAP realizado anulamente por eles e que sempre conta com um palco bastante encrementado.
E não é que surge inesperadamente, para anunciar Dj Piá, Milk Shake que comanda a Festa Boa a cada 15 dias na capital. Como é de cpostumo na festa ele consegue levantar a galera definitivamente! E o que deveria ser só uma introdução acaba virando um live vocal que faz o público relembrar vários clássicos ao comando de Dj Piá.
Até que finalmente sobe ao palco Racionais Mc's que trouxe para capilta gaúcha um show que dividiu opiniões entre as pessaos que fazem parte da nossa cena e estiveram lá, segue a baixo a minha.
* O que mudou?
Com um histórico de shows lotados em Porto Alegre o grupo até que não decepcionou com o sucessos de sempre, mas esperava-se mais... Mais público, mais músicas novas com o disco novo (como anunciava no cartaz das ruas), mais pessoas no palco como antigamente e até mesmo um palco renovado...
Mas afinal o que eles vieram nos trazer? O que querem dizer? Mais do mesmo? Mano Brown já não discursa mais como antes e atédabça no palco... Talvez por que já não leva mais o peso de ter cada palavra seguida como uma "profecia"...
Acho que do grupo considerado um dos "pilares do rap nacional" e que quando vinha mobilizava toda cena do estado, mudou. Foi intrigante ver que de todas as pessoas que fazem a cena aqui do estado, poucos foram ao Pepsi. Antigamente show do Racionais era o ponto de encontro de quase todos os grupos da cidade. Mas isso é ruim? Talvez não.
* Tradição X Renovação
Acho que devemos nos perguntar o que eles, Mano Brown, Ice Blue, Edy Rock e Dj KL Jay procuram. Em tempos que grupos de pagode levam telões de alta definição para o palco, Racionais leva um banner (em um pano) grafitado provavelmente por alguém da própria comunidade de onde eles vieram em São Paulo.
Em tempos que o figurino é um dos detalhes que mais tomam tempo de produtores e camareiras, e enquanto astros do rap criam suas próprias grifes milionárias, os integrantes do Racionais Mc's (com estilo ou não) vestem-se eles mesmos o que bem entendem.
Mas mesmo com esses pontos que no que diz respeito ao "espetáculo" deixam a desejar, a essência de cada um deles é a mesma, cada música toca cada um de nós demaneiras diferentes.
O que os mudou talvez seja o tempo... E acho que o cavanhaque grisalho de Ice Blue, e a expressão cansada, menos intensa e mais apaziguadora de Mano Brown mostrem que eles querem dizer : "Sigam cada um o seu caminho, e levem o que de melhor Racionais Mc's, desde os anos 90 com "Holocausto Hurbano", pôde oferecer e nos deixem aqui com o nosso próprio tempo, com os nossos próprios valores,e achem vocês os seus. Pois é isso que nos acompanha até o fim. E deixem as luzes e lanteloujas para quem estiver chegando."
Afinal...Racionais é Racionais.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Racionais em Porto Alegre
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Mias uma vez o Sete vezes do Rappa
Depois de estrear nacionalmente aqui na capital gaúcha a turnê do álbum "7 vezes", a banda retornou para duas noites no Bar Opinião, nos dias 6 e 7 de maio.
Eu fui na segunda noite. Super iludida de que conseguiria fazer uma cobertura tão completinha como da outra vez no primiero show da turnê no Pepsi On Stage (ocasião aliás que me rendi ao Rappa que até então não fazia muito a minha cabeça).
Mas mesmo a infra estutura do Opinião sendo muito boa, se o 1º show deixou o Pepsi relativamente cheio, quem dirá ali, na Cidade baixa???!! Imaginou? Então foi exatamente isso que aconteceu...
Eu fui muito sossegada lá pelas 23:30 achando que os caras subiriam no palco lá pela meia noite. Só na minha cabeça mesmo! Já na chegada um dos funcionáriso do Opinião me disse que na noite anterior eles começaram o show beeeem tarde e foi exatamente o que aconteceu: ERA UMA DA MANHÃ QUANDO ELES SUBIRAM NO PALCO!!
Coitada de mim que já estava podre de cansada, mas mais pobre ainda do Dj Piá que teve que ser o primeiro a ouvir as vaias ao tentar apresentar o show. Bom, as pessaos já eastava ali a muito tempo...
Bom, começado o show lá estava eu esmagada na"barricada" (blogueira sofre) que fica na frente do palco e é onde os fotógrafos podem fazer algumas fotos durante duas ou três músicas. Neste caso foram duas.
Depois deme contorcer para conseguir o que eu chamaria de fotos "legais" mas longe de serem ótimas ( ainda chego lá, por que fotógrafo fodão é fodão até debaixo da água) o resultado é o que vocês conferem no slide a seguir.
Mil perdões...
Mas como fiz com meu editor da revista Noize, ao qual prometi um textinho sobre o show, peço perdão a todos vocês , por que infelizmente depois que fui expulsa da barricada não havia lugar para que a pobre pessoa pudesse ficar para assistir ao show.
Além de lotado, estava quente, e os cotovelos das pessoas pareciam ter vida própria e pulavam direto na cara da gente, então como eu nunca fui muito chegada a aglomerações, acordo às seis da manhã e preciso estar ao meio dia no jornal vivo com cara de "não estou com sono ", tive que me retirar do Opinião sem opinião de nada (ai que enfame).
Fora o que pude ouvir um poquinho nas primeiras músicas no comecinho do show, apertada na grade, e o que fiquei ouvindo atrás de mim enquanto ia em direção ao estacionamento para pegar meu carro, como sempre show do Rappa não decepciona e todas as pessaos que lotaram o bar Opinião nem lembravam que esperaram de pé por duas horas. E devem até ter feito as pazes com o Piá.
A turnê ainda passará por diversas cidades brasileiras. Confere no site deles: http://www.orappa7x.com
Semana agitada para Milk Shake e Dj Deeley
Se ainda há alguma dúvida de que as melhores baladas de hip hop da capital sejam comandadas por Dj Deeley nos toca discos e Milk Shake no microfone, depois desta última semana não resta mais dúvidas: TRÊS BALADAS E TODAS BOMBAAAANDOOO!!!!
A semana dos caras começou na terça feira dia 05 na edição Old School da festa Rap n' Roll na Kimik. Quem abriu a noite foi o nosso amigo Dj Feijão que já toca nessa balada desde que ela começou e deve seguir lá também, então já viu: O "comando da Festa Boa" toma conta da cidade...
A Kimik, é um lugar bonito, foi reformado, eu particularmente achei legal. As fotos não são muitas mas dá para ter uma idéia do ambiente. Para mais informações é só acessar o site da casa: http://www.kimik.com.br/.
E as informações estão também toda semana no blog do DJ Feijão: http://feijaoblackpage.blogspot.com/
E segue...
Na quinta feira dia 07 foi a terceira participação da dupla na Rio Party realizada toda semana no Aquarium, e que para alegria do povo que curte agitar por lá e não se preocupa em acordar cedo no outro dia, a festa vai continuar de 15 em 15 dias. Mas infelizmente vou ficar devendo as fotos desta última edição, por que fui cobrir o show do Rappa no Opinião e não cheguei a tempo de ver a dupla em ação...Fica pra próxima.
Mas no sabadão lá estava eu na Festa Boa que acontece no Arcobaleno no bairro Cidade Baixa, e é onde Dj Feijão, Dj Deeley e Milk Shake se sentem em casa pois é onde os amigos mais chegados estão (e onde eu particularmente me divirto mais por que não precisar acordar cedo no outro dia).
Festa Boa é Festa Boa, e mesmo que a gente ache que não vai encher, sempre enche!
Então confere aí as fotos e fica com água na boca para ir na próxima!
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Conheça o rap/R&B/funk latino (parte 1)
Por Patrícia Spier
Hey, fella. Sei que você deve curtir conhecer trabalhos de outros lugares. Por isso, organizei uma lista com alguns artistas de um país que saem grupos totalmente excelentes: Argentina.
Em um post anterior mostrei um projeto muito legal chamado Argerax, de Gerardo de Marco, portenho que tocou no Porão do Beco no dia primeiro de janeiro de 2009. Gera é um dos cabeças responsáveis pelo selo Raptores Records, o qual abraça artistas como Benja.
"Frutilla con Crema". Em bom português, "Morango com creme". Hummmmm... esse é o nome de uma canção-chefe do músico e ela traz uma sensualidade bem latina.. Nesta faixa há um duo entre Benja e Sutil (outro baita artista, aguarde). Além do mais, Benja tem uma das mais bonitas vozes portenhas que ja ouvi. Belíssima.
Dica: quando conectar o myspace do rapaz, deixe as caixinhas do seu computador no volume médio, à meia luz, um vinho, e tanto faz sozinho ou acompanhado. Só relaxe. Benja é garantia de um ótimo momento.
E há muito mais de onde veio este. Aguarde.
Abraços,
Paty
myspace.com/musicalamizade
sábado, 2 de maio de 2009
Cuidado: Click!
Fotos são uma ótima lembrança de bons e importantes momentos além de podermos mostrar para quem amamos, fazes importantes da vida.
A algum tempo isso foi percebido por veículos on line que explorando um pouco da boa e velha vaidade humana de ser "reconhecido" e não ser só mais um na multidão. Aí nasceram sites que mandam seus fotógrafos noite a fora atrás das "beldades" nas baladas e deu tão certo, que esses sites multiplicam-se cada vez mais!
Muitas vezes as pessoas nem esperam os "paparazzi", e se encarregam de postar as próprias fotos nos sites de relacionamento como Orkut, Msn e Face Book.
Mas é sabido por todos, que as imagens produzidas pelos fotógrafos nas baladas só são postadas por que as pessoas deliberadamente posaram para estas fotos, afinal na maioria delas as pessoas aparecem fazendo poses de todos os tipos, claro ninguém quer mostrar o seu pior ângulo.
Então fica aqui uma dica: NÃO QUEREM APARECER NOS VEÍCULOS, NOS SITES OU LUGARES AFIM, ENTÃO NÃO POSEM PARA ISSO POR QUE ELAS COM CERTEZA IRÃO PARA ALGUM LUGAR.
Ou melhor ainda: não frequentem lugares públicos onde sabem que os fotógrafos estão por lá, por que os cliks, estão por todo lado: CUIDADO!
Obrigada
Carol Anchieta
ziners@gmail.com
Revista Neuroze News - Um novo veículo para o hip hop gaúcho.
Então, passar para versão on line com este blog foi a alternativa encontrada para não deixar o ZineRS morrer, mas confesso eu sinto falta do cheirinho do papel, de buscar os pacotes na gráfica e abrir a embalagem com orgulho de ter nas mão um trabalho que eu mesma fiz depois de horas e horas de dedicação...
Por isso criei grandes expectativas quando meu amigo Grandão (Atack Frontal) me disse alguns meses atrás que estava planejando uma revista e me pediu algumas opiniões. Mas ficamos um tempo sem nos falar e não fiquei sabendo mais notícias sobre o projeto...
Então já podem imaginar como fiquei feliz em ter nas mãos neste últimos final de semana a revista Neuroze News, ali estava o resultado do projeto pensado por Grandão tempos atrás.
São páginas e páginas só com informações da cena gaúcha e que com certeza só servirá para engrandecer o trabalho de todos.
Parabéns a toda equipe que ajudou a desenvolver o projeto e espero que o público, não só os grupos adquiram a revista.
Tem custo? é claro que tem! Sabe quanto custa por uma publicação impressa na rua? Não sabe? Bom, te digo que é bastante caro.
Então como disse Agende B quando comprou um exemplar da revista, ali mesmo no palco no momento do lançamento e não viu niguém seguir seu exemplo: "Lá fora todo mundo é do rap", ou seja, para ser do rap como muitos gostam de dizer que são, não basta só rima e usar calça larga, tem que se informar , prestigiar e principalmente respeitar.
Confriam mais a baixo as fotos da festa de lançamenot no Arcobaleno com discotecagem de Dj Madruga e Dj Andreson, no Arcobalenos na Cidade Baixa.
** Como já disse aqui anteriormenteaqui neste blog: APROVEITEM OS ESPAÇOS COM RESPONSABILIDADE!
Rap gaúcho bem representado no Açorianos 2008. Mas e ano que vem?
Gênero Rap
Compositor: Nego Prego - A Máfia dos Meninos
Intérprete: Nego Prego - A Máfia dos Meninos
Instrumentista: DJ Madruga - A Máfia dos Meninos
Disco: A Máfia dos Meninos - Nego Prego
Além disso o grupo Da Guedes levou, pela quarta vez, uma premiação no Açorianos, desta vez na categoria Melhor DVD. O trabalho foi gravado em um show ao vivo no Bar Opinião. Um trabalho que merece mérito não só pelo ótimo resultado técnico, mas também pela iniciativa do grupo, pois foi tudo feito de maneira independente, ou seja, grana do próprio bolso!
Peço perdão a todos por que problemas técnicos (confiança demais em pilhas recarregáveis) não me permitiram ter fotos daquela noite, mas em breve prometo entrevista com os vencedores para comentarem o que isso significou na carreira de cada um, afinal tem artista que não dá muita bola para prêmios e outros que vivem só para isso, vamos ver o que Prego e os integrantes do Da Guedes acham disso...
E ano que vem?
Prego, ao receber um dos prêmios fez uma apelo a organização do evento, para que ano que vem tenha também uma categoria de samba. Um bom pedido afinal o samba influencia muitoos outros ritmos, agora é esperar e ver o que acontece no Açorianos de 2009.
Mas de qualquer maneiras uma nova porta para o rap gaúcho foi aberta neste ano, e o que mais vale nem é tanto levar o prêmio mas mandar material, se informar e aproveitrar a oportunidade, pois mesmo que não se ganhe, todos os trabalhos são ouvidos pelos jurados que futuramente pode abrir outros caminhos e oportunidades, afinal o sucesso é um longo caminho ser seguido, mas as oportunidades estão aí é só abrir os olhos.
* Para mais informações sobre o Prêmo Açorianos de Música: www.portoalegre.rs.gov.br/cultura
Parabéns a todos indicados e boa sorte aos que tentarem o ano que vem!