domingo, 17 de maio de 2009

Valores X Renovação

Texto e Fotos por Carol Anchieta

Depois de alguns anos Racionais Mc's retorna a Porto Alegre na noite de 15 de maio no Pepsi On Stage.

Na abertura o grupo Dementes, da Alvorada que faz o estilo mais "dyrth south", sul dos EUA, conseguiu mostrar uma boa levada, com presença de palco lembrava o grupo Atack Frontal de algunas anos atrás. Em seguida Proffeta foi aompanhado por muita gente como Guinomo do grupo (que faz muita falta) Odisséia e Spaw e Baby Boy do Dependentes. Além de Tigrão, companheiro dos tempos de Polêmica (faltando só o Celso Ladrão, pricipalmente por ser show do Racionais). Profetta também lembrou a falta do amigo Bijú, mas conseguiu deixar o palco cheio e lembrar sons que marcam a nossa cena. Até aí o público ainda estava se esquentando...

Em seguida BFN, grupo que nasceu na COHAB sobe ao palco com muita gente, exigindo muitos
microfones, mais aliás do que a casa tinha a oferecer naquela noite, obrigando-os a fazer uma espécie de revezamento, o que resultou numa apresentação intensa e com movimentos rápidos, mas bastante interessante, com direito a dois vocais além de alguns "elementos cênicos". BFN como sempre se mostrou bastante engajado naquilo que faz, basta lembrar das edições do COHAB É SÓ RAP realizado anulamente por eles e que sempre conta com um palco bastante encrementado.

E não é que surge inesperadamente, para anunciar Dj Piá, Milk Shake que comanda a Festa Boa a cada 15 dias na capital. Como é de cpostumo na festa ele consegue levantar a galera definitivamente! E o que deveria ser só uma introdução acaba virando um live vocal que faz o público relembrar vários clássicos ao comando de Dj Piá.
Até que finalmente sobe ao palco Racionais Mc's que trouxe para capilta gaúcha um show que dividiu opiniões entre as pessaos que fazem parte da nossa cena e estiveram lá, segue a baixo a minha.





* O que mudou?

Com um histórico de shows lotados em Porto Alegre o grupo até que não decepcionou com o sucessos de sempre, mas esperava-se mais... Mais público, mais músicas novas com o disco novo (como anunciava no cartaz das ruas), mais pessoas no palco como antigamente e até mesmo um palco renovado...

Mas afinal o que eles vieram nos trazer? O que querem dizer? Mais do mesmo? Mano Brown já não discursa mais como antes e atédabça no palco... Talvez por que já não leva mais o peso de ter cada palavra seguida como uma "profecia"...

Acho que do grupo considerado um dos "pilares do rap nacional" e que quando vinha mobilizava toda cena do estado, mudou. Foi intrigante ver que de todas as pessoas que fazem a cena aqui do estado, poucos foram ao Pepsi. Antigamente show do Racionais era o ponto de encontro de quase todos os grupos da cidade. Mas isso é ruim? Talvez não.

* Tradição X Renovação

Acho que devemos nos perguntar o que eles, Mano Brown, Ice Blue, Edy Rock e Dj KL Jay procuram. Em tempos que grupos de pagode levam telões de alta definição para o palco, Racionais leva um banner (em um pano) grafitado provavelmente por alguém da própria comunidade de onde eles vieram em São Paulo.

Em tempos que o figurino é um dos detalhes que mais tomam tempo de produtores e camareiras, e enquanto astros do rap criam suas próprias grifes milionárias, os integrantes do Racionais Mc's (com estilo ou não) vestem-se eles mesmos o que bem entendem.

Mas mesmo com esses pontos que no que diz respeito ao "espetáculo" deixam a desejar, a essência de cada um deles é a mesma, cada música toca cada um de nós demaneiras diferentes.

O que os mudou talvez seja o tempo... E acho que o cavanhaque grisalho de Ice Blue, e a expressão cansada, menos intensa e mais apaziguadora de Mano Brown mostrem que eles querem dizer : "Sigam cada um o seu caminho, e levem o que de melhor Racionais Mc's, desde os anos 90 com "Holocausto Hurbano", pôde oferecer e nos deixem aqui com o nosso próprio tempo, com os nossos próprios valores,e achem vocês os seus. Pois é isso que nos acompanha até o fim. E deixem as luzes e lanteloujas para quem estiver chegando."

Afinal...Racionais é Racionais.



Nenhum comentário: