domingo, 5 de julho de 2009

Vencedores, lutadores, alguns cansados e outros com mais de 50 anos e ainda no pique! Teve de tudo no aniversário de 70 anos de Canoas!

Texto e fotos por Carol Anchieta
ziners@gmail.com

Tudo bem, tudo bem, faz exatamente uma semana atrás mas a pessoa corre muito e só conseguiu sentar hoje para contar o que rolou no show que encerrou as comemorações dos 70 anos da cidade de Canoas que no fim virou praticamente uma tarde inteira de hiphop.

Antes de qualuqer coisa prefiro comentar uma outra coisa muito bacana que aconteceu neste mesmo dia: a vitória do grupo Dependentes na etapa do RS do Rap Popular Brasileiro, o RPB Festival, realizado pela Central Única das Favelas, aCUFA.



Agora, o próximo passo após este prêmio em casa, muito merecido aliás, os guris vão representar o nosso estado no Rio de Janeiro na final do Festival. Fica aqui o desejo de muita boa sorte desta editora blogueira que a muitos anos admira o trabalho e o talento desse grupo que conta com belas vozes e o MC que indiscutivelmente tem a melhor performance, ou alguém vai discutir comigo que há algum MC melhor no palco do que "Soldado Spawn"? Bom, aceito desafios...
Nesse mesmo dia após o festival os guris foram convidados a se apresentar então no grande evento realizado pela prefeitura de Canoas para encerrar uma semana inteira de comemorações os 70 anos do município. Neste dia o evento que foi aberto com as crianças do projeto Canta Brasil.


O Canta Brasil é um projeto social maravilhoso que envolve dança e música com crianças do Bairro Mathias Velho de Canoas. Projeto criado pelo meu amigão Rubielson.


O cara é de uma fibra e coragem indescritíveis e que tem merecido todo reconhecimento e vitórias que o projeto tem conquistado: ele está indo trabalhar no Rio de Janeiro este mesmo formato de atividades com cranças na favela da Rocinha e está extendendo o Canta Barasil para a capital gaúcha em breve.

Em seguida os guris do Dependentes acabaram se apresentando a convite da CUFA neste mesmo palco, o que seria uma pequena participação acabou contando com mais de uma música. E bacana que no chão, bme em frente ao palco, os vencedores da etapa RS da Liga Internacional de Basquete de Rua, realizada no mesmo dia, também pela CUFA, fizeram uma performance com as bolas de basquete, mostrando o verdadeiro basquete jogado nas ruas!



Porém só vamos esperar que lá no Rio de Janeiro, terra de nascimento da Central única das Favelas, a CUFA RS cuide melhor dos artistas da nossa terra, pois após a apresentação em Canoas ( fora da programação e a convite da própria CUFA na última hora) os guris não teriam transporte para voltar a Porto Alegre como prometido, e só o conseguiram depois de interferência de outro produtor... Não me perguntem o por que dessa desorganização, cada um sabe da sua produção, mas são essas pequenas coisas que desvalorizam a nossa cena.

A noite ainda contou com apresentação do Rapper MV Bill, grande amigo do Prefeito Jairo Jorge de Canoas, como ele mesmo fez questão de dizer. Acompanhado do Dj Will e da irmã Camila, MV Bill fez uma apresentação no mínimo "preguiçosa", por que eu nunca o vi tão desanimado no palco Talvez tantas palestras, entrevistas e livros lançados o cara tem deixado os palcos de lado, mas vai saber né? Vai ver ele estava num mal dia ou se assustou com o frio do sul... Ou quem sabe está tomando outro caminh ...vai saber, mas ele com certeza não teve a mesma desenvoltura de quem já incendiou o Bar Opinião Lotado aqui em Porto Aelgre mais de uma vez...

E comparando com o show dos Titãs que veio em seguida, com toda energia apesar do frio, o show de MV Bill ficou ainda mais sem sal e sem açúcar. Eu nem sou muito fã dos caras, gosto mais das letras do que do som em si, mas confesso que a energia deles (que já não são uns guris faz tempo) mesmo no frio, e uma platéia bem menor em função da hora conseguiram um show explêndido!

Tudo bem, quem sabe um dia o rap nacional consegue chegar nessa idade com essa energia e profissionalismo, por que daí muita coisa seria diferente.

Confiram mais fotos dessa dia.


Nenhum comentário: