sexta-feira, 17 de julho de 2009

USINA URBANA

Pela primeira vez a estrutura de uma exposição oficial servirá de suporte para uma intervenção que explora a linguagem da arte urbana - a tradução estética mais contemporânea, que realiza de modo efetivo a comunicação inerente à arte.


Até a abertura da exposição, um grupo de 20 artistas locais, que usam as ruas da cidade de Porto Alegre como meio de expressão, estarão realizando intervenções numa estrutura de quase 900 m² de painéis. Essa estrutura serviu de suporte para a recente exposição “Usina do Gasômetro 80 anos”, visitada por 160 mil pessoas.

Os artistas utilizam técnicas como pintura mural, grafite, stencil e colagem. Os enormes painéis criados pelo arquiteto Felipe Helfer desenham uma ampla área de mil metros do mezanino, criando nichos intercalados por janelas dimensionadas de forma a estabelecer um diálogo dinâmico entre seus ambientes.

Numa das leituras possíveis, esses planos dialogam com os muros da cidade e seus becos. Superfícies que representam Porto Alegre no coração da Usina que habita a cidade. Assim, foi proposto aos artistas pensarem a dinâmica do espaço e sua dimensão social e conceitual. Desde 29 de junho os artistas iniciaram as pinturas e até a data de abertura o lugar estará aberto para visitação a quem se interessar em acompanhar o processo criativo.
Durante os dois meses e meio de permanência da exposição acontecerão atividades paralelas de apresentações musicais e oficinas de grafite, toys de pano, fanzine e stencil, ministradas pelos artistas expositores.

Ingirmações: http://www.usinaurbana.blogspot.com/
Serviço: 10 de julho a 20 de setembro de 2009
Visitação de terça a domingo das 9h às 21h
Usina do Gasômetro - mezanino
Entrada Franca

Nenhum comentário: