sexta-feira, 17 de julho de 2009

Atitudes que tomamos


Eu nunca me coloquei em posição de vítima em relação ao preconceito racial, até por que nunca sofri este tipo de preconcieto de maneira muito dolorosa, mas sei que isso existe e sei como dói.

Mas também acredito que a posição que o prórpio negro se coloca pode ajudar e muito para este tipo de atitude e também podeser uma arma para combater este tipo de preconcieto. E como a discriminação racial aparece muito nas legtras do rap, tenho certeza que esta fala do presidente Obama pode servir de alerta para quem se diz "vítima do sistema por ser preto". Confere aí...

Fonte: Site G1 - www.g1.com.br

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou, nesta quinta-feira, que é necessária uma "nova mentalidade" aos negros americanos, durante um discurso na Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP, pela sigla em inglês).

"Os programas do governo isolados não levarão nossas crianças à terra prometida - precisamos de uma nova mentalidade, de novas atitudes", disse o presidente durante o jantar de comemoração de 100 anos da organização de direitos civis.

O líder americano disse que as comunidades afro-americanas possuem "um grupo de limitações internalizadas" e "esperam tão pouco do mundo e de nós mesmos". Segundo ele, "muitas barreiras ainda permanecem"

Obama afirmou que os negros "devem recapturar o espírito do movimento dos direitos civis de meio século atrás para resolver problemas que afetam os afro-americanos de maneira desproporcional - desemprego, altos custos de saúde e a Aids".
Segundo ele, os pais precisam forçar as crianças a deixarem os video games de lado e afirmou que a "educação é o caminho para um futuro melhor".


"Quero que nossas crianças desejem ser cientistas e engenheiros, médicos e professores, não apenas jogadores de bola ou rappers. Quero que eles queiram estar na Suprema Corte de Justiça, que queiram se tornar presidentes", afirmou.


O presidente, filho de uma mãe branca do Estado americano do Kansas e de um pai negro, do Quênia, disse que seu caminho poderia ter sido outro, não fossem os pedidos de sua mãe.


Esse foi o primeiro discurso com enfoque no tema racial desde que Obama assumiu a Presidência, em janeiro

Nenhum comentário: