quarta-feira, 17 de junho de 2009

Um grande passo para melhoras futuras mas que exigem mudanças agora.

Texto e fotos por Carol Anchieta

No sábado, dia 13 de junho, aconteceu o 1º Encontro Estadual de Hip Hop, promovido pela Assembléia Legislativa. A idéia do encontro era divulgar a Lei 13.043 de 2008 que instituiu a Semana Estadual do Hip Hop e o dia do Hip Hop Gaúcho anualmente no dia 08 de maio, lei proposta pelo Deputado Estadual Raul Carrion. O evento contou também com o apoio dos deputados Ronaldo Zulke e Mano Changes que há algum tempo mostram-se simpatizantes do hip hop.
O encontro lotou a assembléia e teve a participação de mais de 20 cidades gaúchas e de fora do estado como Chapecó de SC e Londrina do PR.

A frente do evento Mano Oxi, conhecido na cena gaúcha como Mc do grupo DNA (Dinastia Negra Absoluta) e hoje Presidente Estadual e Vice Nacional da Nação Hip Hop Brasil.


Na bancada alguns nomes já conhecidos da cena do estado como Nitro Di, Px (Revolução RS), Tamborero (NH) que lembrou a importância desse momento não só para o hip hop mas também para juventude negra.

Ted (CIA Hackers Crew) que foi representando o Instituto Trocando Idéia lembrou (com toda razão), a importância da qualificação do hip hop na parte técnica. O evento também contou com outros convidados envolvidos na questão da lei como os já comentados Deputados Raul Carrion e Mano Changes e também Toni C, membro da Nação Hip Hop Brasil, que considerou aquele momento como uma nova “Revolução dos Farrapos” e sentia-se honrado por estar ali a convite dos “manos” e não da própria Assembléia.

Até mesmo um representante do Movimento Rastafári esteve presente, mas não foi muito bem recebido pela platéia, acho que por que como ele mesmo disse em um longa fala: ”Quando se chega em um movimento diferente deve-se saber o momento de terminar de falar”. Mas a fala dele apesar de longa foi pertinente principalmente quando disse que “devemos ser aquilo que somos”.

Após algumas falas dos presentes a mesa sobre a importância da lei 13.043 e do que isso representa para a cena gaúcha, foram homenageados os principais veículo de comunicação do Hip Hop nas categorias Programa de TV (Hip Hop sul da TVE), Rádio (Dj Piá com o programa Projeto Rap Porto Alegre na Ipanema FM) e Internet (Site Adversus , feito por Nitro Di) .

Encerrando as falas o Deputado Estadual Raul Carrion, foi muito feliz ao declarar que ele propôs a lei, mas que agora ela é nossa devemos usá-la.
Bom, essa é a questão: E AGORA? O que será feito com toda essa gama de oportunidades que nascerá a partir dessa lei?

Ainda será preciso esperar, pois agora vai ser encaminhada uma emenda pelo legislativo para ser aprovada em assembléia, mas até lá algumas outras coisas poderiam ser pensadas...


Após as falas que levam à esperança de mudanças...

Terminada a parte mais burocrática do evento foi realizado o espetáculo “O Hip Hop Criado na Rua” com a participação de diversos grupos. O que começou de uma ótima maneira, com a muito bem vinda volta do grupo Revolução RS que sempre fez falta a cena, não teve uma boa continuação... Uma pena, por que lá estavam nomes de qualidade da nossa cena como Nego Prego, Amarelo , Dj Only Jay, Branco e Bijú, isso só para citar alguns.

É muito nobre a intenção de dar espaço para vários grupos em um mesmo evento, mas já se teve provas em que se isso não é feito com um prévio planejamento, tanto de tempo quanto de equipamentos, não dá certo, e o resultado: SOM RUIM, ENTRADAS ERRADAS, BRIGAS NO PALCO COM O MICROFONE ABERTO e um público já entediado e sem entender o que acontece num palco onde há crianças correndo, gente discutindo e pessoas demais circulando.

E não adianta dizer que é por que “a vida não é mil maravilhas e que essas coisas acontecem”, por que com planejamento esse tipo de “imprevisto” não aconteceria. E Duvido que todos os grupos que lá tocaram não sentiram-se frustrados por não terem sido bem recebidos tecnicamente.

E só digo isso baseada no fato de que TODOS, que estavam no palco tanto tocando como na organização, já tem o mínimo de 10 anos no rap.

Façamos então uma reflexão: de que adianta verba, projetos e leis se o que é essencial, que não precisa de dinheiro, nem de aparelhagem não acontece: ORGANIZAÇÃO.

Por que o mais difícil que era conseguir entrar na assembléia, a quase aprovação de uma lei se conseguiu, e quando é para fazer o mais fácil, que é mostrar o que a maioria ali está cansado de fazer, as coisas não dão certo?

Então espera-se que com a aprovação dessas leis, que com certeza já foi um grande passo, elas sejam aplicadas em FORMAÇÃO, PREPARO, CONSCIÊNCIA de MERCADO e GESTÃO DE CARREIRA, por que antes do dinheiro, isso é o mais essencial em qualquer trabalho que se proponha a fazer.

Boa Sorte aos que estão a frente disso, muitos esperam o melhor.

Confiram as fotos para ver quer a anergia no evento era ótima, e esperamos que as intenção lá planejadas sejam efetivamente realizadas.










3 comentários:

denisonf. disse...

yahhhhhhhhhhh...
AMEI o texto!!!
poder = resposabilidade

OVELHA NEGRA disse...

loko carol...
assim.. sempre fui muito envolvido na politica e hj em dia todos querem apenas usar a força do hip hop e tal e nem perceberam que deixaram esta força se esgotar..este "hip hop" la da assembléia e tal..é o "hip hop projetos.". o hip hop rua ta se estiguindo pouco a pouco e de forma muito rapida.. na real muitos se frustraram com sua própria histórias dentro da cultura. e hoje , apenas querem uma forma de ganhar alguma coisa nas tantas que deixaram passar..vi ali o mesmo discurso de 10 anos a traz..vi as mesmas pessoas de 10 anos atraz.. e muitos ainda vivendo como os 10 anos atraz..não quero ser penssimista , mais estamos a beira de uma eleição para presidencia ,estado e senadores.. o hip hop esta na assembléia a no minimo 12 anos..porq só agora..sinceramente acho que esles tem q se preocupa com esta epedemia de crack, tem q se preocupar com a vioda de adolecentes que cada vez entram mais cedo na vida do crime, da gravidez na adolecencia, na violencia gratuita e sem freio de nossas ruas.. e me desculpem os politicos do hip hop.. mais uma cultura que não oferece uma oportunidade de fato , não salva ninguem.. nossas oficinas formam alunos de que.. de uma musica sem mercado? de artistas que são encarados como vandalos? puta merda!!posso ta sendo o mais contraditório dos militantes do rap de porto alegre, mais não tapo o sol com a peneira.. baguio ta dificil..os caras do hip hop politizado tem que começar e se educar "estudar" e começar a não paga pau pra politico partidário nenhum..sem rabo preso com carriom, mano changes ou qualquer cú do pt..tem que ser nóis... assino eu mesmo..
amarelo470@hotmail.com

Marava disse...

salve,salve
tu certo...
foi um momento muito importante para o movimento hip-hop estadual gaúcho com a lei n 13.043 que agora se materealizou, concerteza muitos outros estados ainda nem tem essa lei para comemorar,mas devemos estar com os soldados que fazem esse movimento essa militância de forma organizada,só quem participa sendo protagonista pode assim julgar.Estão todos de parabéns para essa parcela da juventude que é a mais explorada que sofre todo dia uma forte adversidade em relação ao sistema vigente...
um forte abrção a todos