segunda-feira, 9 de março de 2009

B-more, mimi bass, eletro e funk carioca?


Hey GoodFellas!!!
Estou empolgadíssima pra mostrar todas as coisas que conheço da América Latina em termos de hip hop e outros ritmos, mas tenho que começar por algum lugar. Como prometido em meu primeiro post, vou falar um pouco de um projeto que ouço todos os dias e há meses: ARGERAX, de Buenos Aires, Argentina. Conheci por lá mesmo e seu mentor, Gerardo de Marco, virou grande amigo e parceiro em produções musicais.
Pois bem, Gera sempre foi fã da música brasileira, ele é rapper, produtor, MC, e integrande do grupo APOLLO 11, e depois de vários anos e trabalhos no âmbito do hip hop, decidiu, em 2006, regressar às suas origens com o electro e o miami bass. Só que misturou esses estilos com o nosso Funk carioca, mas sem esquecer da “cara” latina.

As novas músicas que Gerardo está produzindo tem influências do Baltimore, ou B-more, (se não escutaram nada sobre, youtube neles!!!) e outros ritmos de grupos fora do mainstream norte-americano.

Essa característica “antenada” de Gera apareceu já no disco “No Para”, da APOLO 11, que teve participações de nomes como KOMPUTER, da Inglaterra, SOUCHI & DOS HERMANOS, da Espanha, YEYO, dos Estados Unidos, entre outros. Além disso, ele é um dos mentores do selo de hip hop argentino chamado Raptores Records, o qual abriga vários grupos da grande Buenos Aires.

O show que o cara fez aqui em Porto Alegre no dia 1º de janeiro de 2009, no Porão do Beco, foi alucinante. O lugar estava lotado e a moçada não acreditava que no palco rolava o maior funk carioca/mimi/electro em espanhol. Gera conseguiu derrubar a barreira da galera roqueira que pensava “hummm, acho que isso não é rock”, e colocou todo mundo a bailar. Foi demais!
Obviamente não vou tentar aqui exprimir em palavras o que é o som de ARGERAX, quero que escutem e dêem suas opiniões. Mas posso garantir uma coisa: irão ouvir a vanguarda portenha do estilo. Eu, enquanto musicista e fã do projeto,tive a honra de ter um som da minha banda (Musical Amizade) remixado por ele, que em breve estará disponível no myspace.

Então, vamos ao serviço:
www.myspace.com/electroargerax

E pra pegar o gancho desse assunto, o próximo post terá algumas bandas do selo argentino Raptores Records.

Abraços,Patrícia Spier.

domingo, 8 de março de 2009

To chegando! Patrícia Spier: mais uma cabeça pensante para o ZineRS


Quem?
De um modo ou de outro, sempre estive nas beiradas do hip hop. Fosse pela música, fosse pela arte, fosse pelos amigos. Mas agora, mais do que nunca, venho pedindo licença oficial para curtir e participar de uma história que até então via de fora, como observadora distante. Explico: Carol (criadora deste blog) e eu, nos conhecemos há alguns anos, por meio da Rádio Unisinos FM , onde fui locutora, e através também da TV Unisinos Canal Futura, na qual trabalhávamos juntas. Sempre trocamos idéias, ela sobre o rap e eu sobre o rock, pois sim, digamos que minha origem musical seja por vias roqueiras. E no final de 2008, Carol me fez o gentil convite de escrever para o ZineRS. E eu, que nunca fui lá simpatizante da imprensa roqueira, aceitei feliz o convite para escrever sobre algo que ainda não conheço bem, mas que a graça jornalística está justamente aí: descobrir algo que para muitos é natural, como no público rap, porém a mim é novo e instigante.

De onde?
Comecei tocando violino quando criança e parei lá pelos 18 anos, mas antes disso havia descoberto o rock. Aos 14 anos formei minha primeira banda. De lá pra cá, minhas andanças profissionais pela música rodearam o ska, o jazz, o experimentalismo e, claro, o rock’n’roll. Atualmente sou vocalista de uma banda chamada Musical Amizade, que mistura referências da cultura pop, eletro, mimi bass, reggaeton e b-more. Posso dizer que minhas principais referências da adolescência foram escutar Cypress Hill, Funkadelic, Beastie Boys e Rage Against the Machine. E essas bandas são minhas fortes influências musicais quando componho com meu grupo.

Que tal o rap?
É claro que o rap, como disse, esteve sempre acerca de mim, mas nunca participei dele efetivamente. Digo tosqueiramente que o “bichinho” desse mundo me picou em uma festa clandestina em Bueno Aires, chamada Funk Naciente, onde DJ’s portenhos colocaram na roda músicas que eu não conhecia do rap local e de várias partes da Améria Latina. Lá também presenciei um show de B-boys alucinante, que me fez ficar parada e sem piscar os olhos. Foi uma experiência única! Nessa festa estavam todos aqueles que agitam o rap argentino e eu não tinha idéia de que aquele evento, por ser clandestino, era tão importante para aquelas pessoas. Vi que o movimento era forte e interessante. Demais!!!!
Já em Porto Alegre, Carol, depois de ter feito o convite do blog, me chamou para o show do Marechal. Wow, que experiência! Festa legal, pessoas diferentes, bacanas, interessantes. Com coisas novas para me contar. Um mundo de certa forme longe do meu e que reserva algo muito parecido com outros mundos: onde praticamente todos se conhecem, freqüentam os mesmos lugares, gostam de coisas parecidas. Acho que é isso que faz um circulo ser fantástico, é a cumplicidade das pessoas que estão nele. Novas e antigas gerações de seguidores do rap estão em um mesmo lugar e o completam.

E agora?
Sou alucinada por ritmos que surgem em guetos pelo mundo afora. Corro atrás de coisas malucas e tenho necessidade de mostrar aos amigos, passar adiante. Penso que seja essa uma das minhas principais colaborações para o ZineRS: mostrar novidades. E uma delas será o projeto argentino Argerax. É de um grande amigo e produtor chamado Gera. Ele mistura mimi bass e o funk carioca, sem perder a latinidade.

Grande abraço a todos!!
Patrícia Spier

Patrícia Spier estreando no rap!







Feitas as devidas apresentações de Patrícia Spier para os visitantes deste blog (ver postagem anterior) seguem aqui as fotos da primeira entrevista que a Paty fez neste segmento.

Ela já teve a sorte de conversar com um Mc que sempre rende assuntos interessantes e que tem o improviso e a falta de meias palavras como prinicpal qualidade no palco e nas declarações: MC Marechal

Tudo bem, as fotos deveriam ter sido postadas faz mais tempo (esta vinda do Marechal à capital gaúcha foi no final do ano passado), mas por problemas técnicos do equipamento fotográfico desta editora foi impossível, peço perdão pela demora... Mas aí estão, e é sempre válido mesmo que tardio por que estavam presentes figuras bacanas da nossa cena e a festa foi bem legal!

Segue texto da Paty:

Vem aí o primeiro disco do MC Marechal
"Meu primeiro emprego na música foi ser porteiro de uma boate", disse o MC carioca de Niterói, Marechal, à nossa reportagem numa festa lotada na Cidade Baixa, em Porto Alegre.
Com 28 anos, ele vive da música desde os 16. E pra que pudesse fazer o som ao seu gosto, e ainda se manter, o rapper decidiu abrir uma estamparia e uma fábrica de Pão de Mel. Dessa forma produz sua música de forma independente, como o primeiro trabalho que vai tomar forma a partir de janeiro de 2009. Falando nisso, a novidade é que o filho do músico João Donato, o Donatinho, fará parte da banda do Marechal, também a partir do ano que vem.

Com isso, já deu pra perceber que as influências musicais dele vêm de vários lados, e principalmente da bossa nova e do samba. Inclusive, ele trabalhou com Seu Jorge, ainda antes do estouro no mainstream, e Grabriel Moura.

Marechal não tem certeza, mas acha que é a sexta vez que faz show em terras gaúchas e vê suas participações como um modo de contribuir à cena local. Sem comparar com o que rola por aqui, ele comentou que vê os dois movimentos, funk e rap, convivem harmoniosamente no Rio de Janeiro, que MC's de ambos têm respeito mútuo. Isso contraria muitas idéias que a galera tem de lá: de que há disputa por espaço. Mas como Marechal disse, o funk em termos de público não se equipara ao de rap, só que é cada um na sua.

E pra quem curte o som do cara, Marechal deixou um recado, de que seu primeiro trabalho será da melhor qualidade possível, pois, como ele mesmo diz "eu dou minha vida para isso".

contato Marechal: www.myspace.com/mcmarechal

Festa Boa Edição "Volta às Aulas"!

<

Acho que a galera que comeparecue a festa Boa na noite de ontem nunca "voltaram às aulas" com tanta empolgação! A edição que marcou o retorno da Festa Boa aos sábados, provou que esta ainda é, e provavelmente continuará sendo, a melhor balada da cena na capital!

As fotos falam por si!

E aguardem que a próxima edição da Festa Boa será se lançamento oficial deste blog!

Todos convidados! Em breve o serviço, digo, o convite completo!

Até lá!

terça-feira, 3 de março de 2009

ZineRS no Projeto Rap Porto Alegre - Ipanema FM


Nesta sexta feira dia 06, esta editora blogueira (euzinha Carol Anchieta), estarei trocando uma idéia com o Piá, nos estúdios da Rádio Ipanema FM no programa Projeto Rap Porto Alegre.

Vamos falar sobre o blog, os espaços de mídia do hip hop em fim... Trocar idéia, afinal é assim que as melhores idéias surgem não é mesmo?
Confiram e depois comentem aqui no blog!
Projeto Rap Porto Alegre
Sexta feira dia 06/03
Às 20hs Ipanema FM 94.9

Festa Boa Volta edição volta às aulas!


Para matar saudades do Dj Anderson