terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Atenção rimadores!

Já ouviram falar do “Slam”? Slam é um tipo de declamação de poesia rimada, as apresentações de SLAM são como desafios entre os participantes mas, ao contrário do “repente” ou das batalhas de free style no rap, raramente são improvisadas e os participantes recitam textos próprios.


Para quem quiser saber mais, no dia 06 de março, Porto Alegre recebe no Stúdio Clio no bairro Cidade Baixa a artista Delphine II, que é especialista nesse segmento.

Nascida em Paris, em 1976, com o pai de Camarões (África) e a mãe de Guadalupe (Antilhas), a artista após uma carreira comercial, ela fez cursos de teatro no TAN (Théâtre de l’ Air Nouveau). Delphine então passou pelo cinema, pelo teatro, e representou seu primeiro “One womam show”, com o título “Chuis la seule ou quoi”, escrito por ela mesma. Nas criações ela explora e questiona suas identidades francesa, negra e de mulher, ao mesmo tempo em que recusa a se fechar em uma delas.

Tu falas francês? Bom para estes privilegiados ela estará ministrando oficinas gratuitas de Slam na Sede da Aliança (Rua Dr. Timóteo, 752), nos dias 3 e 4 de março, das 18hs às 209hs. Inscrições pelo telefone: 3222 60 70 ou no local.


Mais sobre DELPHINE: www.myspace.com/delphineii

Mais sobre o SLAM:
O SLAM é um tipo de arte de expressão popular. Comparáveis aos “repentistas”, pela sua mistura entre poesia declamada e muito ritmada, as apresentações de SLAM são como desafios entre os participantes, mas, ao contrário do “repente”, raramente são improvisadas e os participantes recitam textos próprios previamente escritos.


Inicialmente à margem dos circuitos artísticos tradicionais, é um espetáculo oral e cênico focado nas palavras e na expressão bruta.


Apesar de existir a noção de desafio entres os “slamers”, geralmente, não há competição entre eles. Cada um, artista ou não, participa pelo prazer de compartilhar o seu texto, se entregar, transmitir emoção pela palavra, pela voz e pelo corpo.

Os objetivos das apresentações são a convivência, o respeito por intermédio da escuta dos outros e a expressão de si através dos princípios de liberdade e de diversidade social e literária.
O slam é uma arte de performance poética, é um elo entre a escrita e a expressão oral, encorajando os poetas a se concentrarem no que eles dizem e como eles o dizem, sendo aberta a todos, de todos os estilos, meios sociais, gerações e sexos.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

6ª Edição Rap é Compromisso!


ZineRS na revista Cultura Hip Hop


Antes do ZineRS virar blog ele era um fanzine impresso (as capas estão postadas aqui ao lado) e esta humilde futura jornalista escrevia para a revista Rap News e a antiga Rap Brasil, este segunda hoje é a Cultura Hip Hop, todas publicadas em São Paulo mas que circulam por todo Brasil.

Os textos que eu mandava para lá eram como uma "extensão" do ZineRS pois sempre iam materiais do que rolava aqui. Essa parceria infelizmente foi interrompida (por falta de tempo meu) mas agora retorna aos poucos, pois o Editor, e meu amigo, Alexandre de Maio sempre deixou as portas abertas, tant oque aqui ao lado rola sempre o link da Rap News on line:


"A parceria entre a revista e o Zine RS é antiga, através da sua idelizadora a Carol, além é claro do grande respeito que eu tenho pelos fanzines, e toda e qualquer iniciativa de se divulgar a cultura Hip-Hop. E eu sei que no Brasil isso só é possivel com muita luta e trabalho sério. Agora um zine que era de papel, virou um Blog e encontrou com revista que ser tornou On-Line. Diferentes meios para mesma idéia divulgar e valorizar o Hip-Hop"
Alexandre De Maio – Editor



Então neste edição deste mês tem matéria do ZineRS na Cultura Hip Hop, quem correr na banca consegue uma!


Confiram, o espaço é de todos nós!


Beijão
Carol Anchieta
ziners@gmail.com

Marcelo D2 em Porto Alegre

Foi divulgado o dia e preço dos ingressos do show de Marcelo D2 no Opinão, seguem as informações...
Show: Marcelo D2

Data: 12 de março, quinta-feira, às 23h.

Onde: Opinião (José do Patrocínio, 834 – Cidade Baixa/Porto Alegre)

Preços: R$ 30,00


obs: Mas...Será que alguém vai abrir o show? Algum grupo daqui? Hummm...Sei não...

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Para refletir...


"Chega de favela, não quero falar só do gueto. O Brasil está num ótimo momento de evolução, precisa deixar esses arquétipos que geram complexo de inferioridade"
Seu Jorge (cantor e compositor) à revista Época - Fev / 09


terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Última chance de curtir sons clássicos com o charme do Vinil!

Nesta Quarta 11/02 apartir das 22:00h, o Cabo Horn apresenta a última edição do mês de fevereiro do Projeto Funk Brother Soul reunindo muitos clássicos e os melhores sons atuais e da antiga com toda a elegância do Vinil!!!

Funk70 & 80,Soul,R&B,Som Brasil,Samba Rock,Rap
As mais selecionas da noite com um Line-Up de dois mestres do LongPlay:

* Dj Anderson - Ultramen (Nego Preto Discos)
* Dj Jorge Cuts (Projeto Radiola/FlowVulsão 011 – SP)

Entrada R$10 e Mulheres Free a noite toda

Nome Na Lista Ganha Uma Cerveja envie o nome para: djnegopretodiscos@hotmail.com
Local : Cabo Horn
Rua: República - 649 - Cidade Baixa - Porto Alegre




O que vem por aí: MARCELO D2 - LANÇAMENTO DO CD “A ARTE DO BARULHO”

Se liga! No dia 12 de março o Bar Opinião recebe o primeiro show da nova turnê de Marcelo D2.
Este novo trabalho, "A arte do barulho"lançado em novembro de 2008, já rendeu uma indicação ao VMB e uma sexta posição no ranking Hot 100 Brasil, com a música “Desabafo”.
A venda de ingressos ainda não tem data para começar, nem valor definido, mas segundo a acessoria de imprensa do Bar Opinião o show será a partir das 23h.

Entre os convidados do álbum "A Arte do Barulho" estão Seu Jorge, Thalma de Freitas, Roberta Sá, Marcos Valle e Mariana Aydar e seu filho Stephan.


Não sei se alguns desses convidados estarão no Opinião (bem que podia ser o Seu Jorge, o show dele muito bom), mas mesmo assim vale a pena conferir!

Show: Marcelo D2
Data: 12 de março, quinta-feira, às 23h.
Onde: Opinião (José do Patrocínio, 834 – Cidade Baixa/Porto Alegre)
Preços: A definir.
Pontos de venda: A definir.
Outras informações: www.opiniao.com.br

* blog Marcelo D2: http://marcelod2.com.br/blog

Festa Boa!



nome lista para: festaboa.festaboa@gmail.com ou no chat http://www.blogdomilk.blogspot.com Local: ARCO BALENO PUB - RUA JOÃO ALFREDO, 557 - CIDADE BAIXA

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Da Guedes acústico e super família!


Zine RS volta das férias em grande estilo, com fotos da principal banda (banda mesmo) aqui do estado: Da Guedes.

Na última quarta-feira 04 de fevereiro os caras, que estão lançando o primeiro DVD da carreira intitulado "Da Guedes Acústico" - o quarto álbum da banda, fizeram um pocket show seguido de sessão de autógrafos na Livraria Fnac do Barra Shopping Sul, aqui na capital.

O evento, literalmente “super família”, contou com a presença de vários amigos, dos familiares dos guris da banda e outros músicos das renomados do estado como da banda Chimarrut’s e Papas da Língua, além é claro de alguns mc’s de destaque da nossa cena como Nego Prego, Bijú e Lascado.

Seguem as fotos deste show muito bacana, no estilo: “na sala lá de casa”, mas que não deveu em nada principalmente pela qualidade dos ótimos músicos que acompanham a banda, e não mais o grupo de rap Da Guedes, por que eles já foram bem mais além que isso.


*Saiba como conseguir o DVD em www.daguedes.com.br